sexta-feira, 4 de novembro de 2022

O Homem-maçom

 A maçonaria procura ensinar a seus iniciados virtudes do espírito maçônico, como a tolerância, a prudência e a luta pela liberdade, igualdade e fraternidade, buscando a justiça contra o mal e a mentira.  É a busca da perfeição, caracterizada pelos rituais e nas promessas de ações dignas e confiáveis.

O homem-maçom porém não é um ser perfeito.  Na verdade é apenas um homem, que embora iniciado, e desta forma considerado mais preparado para a vida, está constantemente sujeito aos vícios e fraquezas do mundo profano e, em muita das vêzes seu comportamento contraria profundamente os ideais maçônicos.

O homem-maçom não pode levar para seu Templo as angústias de suas atitudes profanas.  Não pode deixar que as colunas do Templo se abalem diante de suas dificuldades e dos momentos mais difíceis.  Deve ser forte, sincero e buscar nos ensinamento da Grande Arte, as ações e palavras que o dignifique, e que junto a seus irmãos, numa grande Cadeia de União, possa absorver os ensinamentos necessários para superar as adversidades e armadilhas do mundo profano.

A Loja é na realidade um pequeno estado, sujeito a leis e obrigações que buscam organizar a vida do maçom, preparando seu espírito e dando armas para sua evolução, de tal forma que o homem-maçom possa estar sempre firme na interminável luta entre o bem e o mal.

Quando o homem se perde, deixando que suas fraquezas superem as virtudes.  Que o vício, a mentira, o egoísmo ou mesmo a vaidade, o faça enfrentar seus semelhantes, irmãos ou não, ele não está apenas se perdendo, está acima de tudo traindo os ideais da Órdem, e portanto sujeito às penalidades necessárias para a manutenção e purificação do meio ambiente.

Portanto uma Loja, acima de tudo deve ser unida. Seus obreiros devem cultuar o espírito maçônico, superando os desafios profanos e ajudando uns aos outros, como homens e maçons.  Deve ser ainda cautelosa, maçônica em suas atitudes, e saber escolher para suas colunas, homens verdadeiramente livres e de bons costumes, que serão iniciados em homens-maçons e que certamente ajudarão na construção e na harmonia do seu próprio Templo.

*

*     *

Nenhum comentário:

Postar um comentário